Opinião
Delírio e Fogo correspondem ao 2º e 3º livro da trilogia “Sem fôlego” de Maya Banks. Esta trilogia aborda as relações entre o grupo de amigos e sócios Gabe, Jace e Ash mas também as suas conquistas amorosas. É uma trilogia com um carisma mais romântico-erótico. Ambos os amigos são apresentados como eternos solteirões, os típicos homens ricos, poderosos e lindos de morrer - algo que é característico neste género literário.
Em Delirio a ação centra-se em outra personagem: Jace. Jace e Ash são amigos de longa data e ambos tem a particularidade de gostarem de partilhar as mesmas mulheres até que um dia Jace conhece Bethany e está decidido a ser o único homem da vida dela mesmo que isso venha a custar alguns problemas e até mesmo a amizade de Ash. Neste livro podemos conhecer em pormenor a vida de Jace. Os seus fantasmas e as dificuldades que ele passou em criar a sua irmã sozinho, após a morte dos seus pais. Além disso tomamos um primeiro contato com situações mais difíceis de lidar como a pobreza, droga.
No último livro, Fogo, é a vez de conhecermos a história de Ash. Ash é o único do seu grupo de amigos que ainda continua solteiro e está habituado a ter a mulher que quer, até que conhece a atraente Josie mas esta parece ser a única mulher que é imune aos seus encantos… Neste livro a autora aborda (muito subtilmente) a violência física contra as mulheres.
Gostava de dar uma opinião mais aprofundada destes livros mas sinceramente sinto que não há muito para explorar sobre estes livros. Como disse, é uma trilogia com um teor mais erótico e sem querer tirar o mérito da obra e da autora, parece-me que por vezes neste género literário é um pouco mais do mesmo. Pontos extra para a autora que tentou abordar determinados assuntos que são complexos, dando um conteúdo um pouco mais dramático nos seus livros.
Gostei do fato da autora ter dedicado cada livro apenas a uma personagem principal. Assim, cada livro corresponde apenas a uma história o que permitiu que ao longo da trilogia pudéssemos acompanhar por um lado o que estava a acontecer com o restante grupo e por outro conhecer melhor cada personagem. Mesmo assim, penso que a autora podia ter dado um final aos livros que fosse menos cliché… eu sei que por “norma” as histórias tendem a acabar com um final feliz mas havia necessidade de o final ser completamente identifico (!!!) em todos os detalhes nos três livros?
No geral é uma trilogia - que dentro do género - , posso dizer que gostei (não adorei) e que cumpriu com o seu dever: o de entreter.
Olá,
ResponderEliminarEmbora eu não leia muito este género parece-me que são todos idênticos. Acho que ainda não encontrei nenhum livro que admire (deste género).
Nunca li nada da autora mas estou a pensar se valerá a pena o novo livro "Rendição" que faz parte de uma trilogia. Ainda não decidi.
Beijinhos
Olá Tânia.
EliminarPartilho contigo a mesma opinião. Fico sempre com a sensação que estes livros são sempre muito semelhantes. Embora na trilogia em questão posso dizer que até gostei..É uma leitura leve e entretém mas lá está... há (felizmente) leituras melhores de outros géneros literários. Em relação ao livro "Rendição", chamou-me a atenção mas neste momento não é uma leitura que está nos meus planos.
Beijinhos
Eu tenho o primeiro parado, aquela obsessão toda não é para mim...
ResponderEliminarMas vou ser persistente e tentar pegar nele outra vez.
Olá.
EliminarComo disse não é nenhuma grande obra literária mas dá para entreter. Embora este género literário não seja o meu favorito.
Bjs
Já li o Obsessão e... não é para mim. Acho que não precisava de ser tão exagerado. Mas ainda assim tenho o segundo na mesinha de cabeceira para ler ;)
EliminarOlá Débora,
ResponderEliminarAinda não experimentei este género literário, não sei se vou gostar, talvez goste para desanuviar um pouco dos outros, quem sabe se não experimento um dia.
Beijinhos e boas leituras.