quarta-feira, 1 de julho de 2015

Opinião




Opinião

Delírio e Fogo correspondem ao 2º e 3º livro da trilogia “Sem fôlego” de Maya Banks. Esta trilogia aborda as relações entre o grupo de amigos e sócios Gabe, Jace e Ash mas também as suas conquistas amorosas. É uma trilogia com um carisma mais romântico-erótico. Ambos os amigos são apresentados como eternos solteirões, os típicos homens ricos, poderosos e lindos de morrer - algo que é característico neste género literário. 

Em Delirio a ação centra-se em outra personagem: Jace. Jace e Ash são amigos de longa data e ambos tem a particularidade de gostarem de partilhar as mesmas mulheres até que um dia Jace conhece Bethany e está decidido a ser o único homem da vida dela mesmo que isso venha a custar alguns problemas e até mesmo a amizade de Ash. Neste livro podemos conhecer em pormenor a vida de Jace. Os seus fantasmas e as dificuldades que ele passou em criar a sua irmã sozinho, após a morte dos seus pais. Além disso tomamos um primeiro contato com situações mais difíceis de lidar como a pobreza, droga. 

No último livro, Fogo, é a vez de conhecermos a história de Ash. Ash é o único do seu grupo de amigos que ainda continua solteiro e está habituado a ter a mulher que quer, até que conhece a atraente Josie mas esta parece ser a única mulher que é imune aos seus encantos… Neste livro a autora aborda (muito subtilmente) a violência física contra as mulheres.

Gostava de dar uma opinião mais aprofundada destes livros mas sinceramente sinto que não há muito para explorar sobre estes livros. Como disse, é uma trilogia com um teor mais erótico e sem querer tirar o mérito da obra e da autora, parece-me que por vezes neste género literário é um pouco mais do mesmo. Pontos extra para a autora que tentou abordar determinados assuntos que são complexos, dando um conteúdo um pouco mais dramático nos seus livros.

Gostei do fato da autora ter dedicado cada livro apenas a uma personagem principal. Assim, cada livro corresponde apenas a uma história o que permitiu que ao longo da trilogia pudéssemos acompanhar por um lado o que estava a acontecer com o restante grupo e por outro conhecer melhor cada personagem. Mesmo assim, penso que a autora podia ter dado um final aos livros que fosse menos cliché… eu sei que por “norma” as histórias tendem a acabar com um final feliz mas havia necessidade de o final ser completamente identifico (!!!) em todos os detalhes nos três livros? 

No geral é uma trilogia - que dentro do género - , posso dizer que gostei (não adorei) e que cumpriu com o seu dever: o de entreter.

6 comentários:

  1. Olá,
    Embora eu não leia muito este género parece-me que são todos idênticos. Acho que ainda não encontrei nenhum livro que admire (deste género).
    Nunca li nada da autora mas estou a pensar se valerá a pena o novo livro "Rendição" que faz parte de uma trilogia. Ainda não decidi.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tânia.
      Partilho contigo a mesma opinião. Fico sempre com a sensação que estes livros são sempre muito semelhantes. Embora na trilogia em questão posso dizer que até gostei..É uma leitura leve e entretém mas lá está... há (felizmente) leituras melhores de outros géneros literários. Em relação ao livro "Rendição", chamou-me a atenção mas neste momento não é uma leitura que está nos meus planos.
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Eu tenho o primeiro parado, aquela obsessão toda não é para mim...
    Mas vou ser persistente e tentar pegar nele outra vez.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá.
      Como disse não é nenhuma grande obra literária mas dá para entreter. Embora este género literário não seja o meu favorito.

      Bjs

      Eliminar
    2. Já li o Obsessão e... não é para mim. Acho que não precisava de ser tão exagerado. Mas ainda assim tenho o segundo na mesinha de cabeceira para ler ;)

      Eliminar
  3. Olá Débora,
    Ainda não experimentei este género literário, não sei se vou gostar, talvez goste para desanuviar um pouco dos outros, quem sabe se não experimento um dia.
    Beijinhos e boas leituras.

    ResponderEliminar

 

Template by BloggerCandy.com | Header Image by Freepik