Mostrar mensagens com a etiqueta Resenha. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Resenha. Mostrar todas as mensagens

quarta-feira, 1 de julho de 2015

Opinião




Opinião

Delírio e Fogo correspondem ao 2º e 3º livro da trilogia “Sem fôlego” de Maya Banks. Esta trilogia aborda as relações entre o grupo de amigos e sócios Gabe, Jace e Ash mas também as suas conquistas amorosas. É uma trilogia com um carisma mais romântico-erótico. Ambos os amigos são apresentados como eternos solteirões, os típicos homens ricos, poderosos e lindos de morrer - algo que é característico neste género literário. 

Em Delirio a ação centra-se em outra personagem: Jace. Jace e Ash são amigos de longa data e ambos tem a particularidade de gostarem de partilhar as mesmas mulheres até que um dia Jace conhece Bethany e está decidido a ser o único homem da vida dela mesmo que isso venha a custar alguns problemas e até mesmo a amizade de Ash. Neste livro podemos conhecer em pormenor a vida de Jace. Os seus fantasmas e as dificuldades que ele passou em criar a sua irmã sozinho, após a morte dos seus pais. Além disso tomamos um primeiro contato com situações mais difíceis de lidar como a pobreza, droga. 

No último livro, Fogo, é a vez de conhecermos a história de Ash. Ash é o único do seu grupo de amigos que ainda continua solteiro e está habituado a ter a mulher que quer, até que conhece a atraente Josie mas esta parece ser a única mulher que é imune aos seus encantos… Neste livro a autora aborda (muito subtilmente) a violência física contra as mulheres.

Gostava de dar uma opinião mais aprofundada destes livros mas sinceramente sinto que não há muito para explorar sobre estes livros. Como disse, é uma trilogia com um teor mais erótico e sem querer tirar o mérito da obra e da autora, parece-me que por vezes neste género literário é um pouco mais do mesmo. Pontos extra para a autora que tentou abordar determinados assuntos que são complexos, dando um conteúdo um pouco mais dramático nos seus livros.

Gostei do fato da autora ter dedicado cada livro apenas a uma personagem principal. Assim, cada livro corresponde apenas a uma história o que permitiu que ao longo da trilogia pudéssemos acompanhar por um lado o que estava a acontecer com o restante grupo e por outro conhecer melhor cada personagem. Mesmo assim, penso que a autora podia ter dado um final aos livros que fosse menos cliché… eu sei que por “norma” as histórias tendem a acabar com um final feliz mas havia necessidade de o final ser completamente identifico (!!!) em todos os detalhes nos três livros? 

No geral é uma trilogia - que dentro do género - , posso dizer que gostei (não adorei) e que cumpriu com o seu dever: o de entreter.

segunda-feira, 27 de abril de 2015

Obsessão - Opinião

Obsessão é o primeiro livro da trilogia Breathless de Maya Banks. 


Opinião:

Gabe é um homem de sucesso que juntamente com os seus melhores amigos – Jace e Ash - conseguiram criar uma vasta rede de negócios sendo empresários de sucesso. Gabe sente algumas dificuldades em lidar com alguma feridas do seu passado: o fim do casamento dos seus pais e o facto de o seu casamento ter fracassado. Por esses motivos, Gabe afasta-se de manter relacionamentos douradores e emocionais com alguém. 

Mas Gabe esconde um segredo que nem sequer partilha com os seus amigos: sente-se atraído por Mia – a irmã mais nova do seu melhor amigo Jace. Não conseguindo lidar com a inevitável atracão do fruto proibido, Gabe convida Mia para trabalhar na sua empresa (que também é empresa do seu irmão) para ser a sua assistente pessoal. Gabe e Mia iniciam um tórrido relacionamento que é mantido em segredo enquanto lidam com diversas adversidades que vão surgindo.

Ao ler este livro é possível encontrar algumas semelhanças com “ As 50 Sombras de Grey” . Um homem de sucesso, controlador e dominador, a existência de um contrato realizado entre ambos e várias passagens de sexo tórrido. Na minha opinião este livro consegue (felizmente) ser melhor que "As 50 Sombras de Grey". A escrita é uma escrita fluída (e bem escrita) que consegue prender-nos ao enredo. Gabe embora seja alguém que gosta de exercer o seu domínio também permite que Mia tenha a sua vida. Mia (felizmente) é uma personagem adulta, segura de si e confiante (e que nada lembra Anastacia). Há também varias outras personagens que interagem e tornam o enredo interessante. A história é narrada na primeira pessoa por Gabe mas também por Mia o que permite que o leitor tenha a perspectiva de ambas as personagens face ao desenvolvimento da história.

Embora tenha achado o final um pouco cliché no geral gostei desta leitura. Não é obviamente um clássico de literatura mas consegue cumprir o seu objetivo : o de entreter. É por isso um romance sexy e provocador.

terça-feira, 21 de abril de 2015

O segredo de Emma Corrigan - Opinião

"O Segredo de Emma Corrigan" é um livro leve que é capaz de arrancar diversos risos ao longo da leitura. 

O livro é narrado na primeira pessoa pela protagonista Emma Corrigan. 

Emma à primeira vista têm uma vida perfeita: um trabalho estável e um namorado apaixonado. Emma trabalha numa empresa ligada a produtos desportivos e bebidas energéticas, trabalhando na secção de Marketing. Um dia numa viagem de avião cheio de turbulências, ela pensa que vai morrer e naquele momento de grande aflição e stress, Emma acaba por contar todos os seus segredos a um homem que está sentado ao seu lado.

Após chegar ao aeroporto, sã e salva Emma fica aliviada porque nunca mais irá encontrar o desconhecido que ouviu tudo sobre a sua vida. Até que descobre que esse desconhecido nada mais é que Jack Harper – o fundador e presidente da Corporação Panther – que visita o escritório onde Emma trabalha.

 Emma terá a partir de agora que lidar com um homem que sabe os seus maiores segredos, enquanto tenta descobrir o que verdadeiramente quer para a sua vida. O livro para além de ser um romance aborda várias questões pertinentes: os dilemas familiares, a  inveja que costuma existir no trabalho, amizade e a esperança que devemos ter para conseguir concretizar  os nossos sonhos/objetivos.

É um livro leve e divertido que consegui-me arrancar por diversas vezes vários risos perante as situações que a personagem Emma se mete. Li o livro até de madrugada e sem dúvida que pretendo ler outros livros da mesma autora.


" Ela tem alguns segredinhos guardados a sete chaves...

1- Perdi a minha virgindade com Danny Nussbaum no quarto de hóspedes enquanto a minha mãe e o meu pai assistiam Ben-Hur;
2- Eu peso 61 quilos e não 51 como o meu namorado pensa;
3- Sempre achei o meu namorado parecido com o Ken... sim, o namorado da Barbie;
4- Quando a minha colega Artemis realmente me chateia ou molho a planta dela com sumo de laranja;
5- Ih!!.. Sou sempre eu a responsável pela impressora não funcionar;
6- O pessoal da informática não presta para nada;
7- O fio-dental incomoda-me sempre;
8- Já menti muito no meu currículo;
9- Não faço ideia do que significa a sigla Otan. Nem mesmo do que se trata. "

sábado, 18 de abril de 2015

Um caso perdido - Opinião

Este foi o primeiro livro que li da autora Colleen Hoover e confesso que inicialmente não sabia muito bem o que esperar desta leitura temendo que fosse um tanto ou quanto juvenil para o meu gosto.



Opinião:

A história é contada na primeira pessoa pela protagonista Sky. Desde as primeiras páginas é impossível não gostar de Sky e do seu humor sarcástico sobretudo quando lida com a opinião de terceiros. O que Sky ensina-nos? Que a melhor maneira de levar a vida é a rir e não ligar para comentários malvados em que nada acrescentam a nossa vida para melhor. 

Todavia nem tudo é perfeito e Sky mostra que têm grandes dificuldades em relacionar-se emocionalmente com rapazes confessando que desconhece o que é o amor e que nunca se apaixonou verdadeiramente. No inicio também somos apresentados à sua mãe adotiva Karen– uma vegana que odeia tecnologias – e que desde cedo privou Sky do uso de telemóvel, internet etc. 

Tudo muda quando Sky conhece Dean Holder. Sky sabe que a melhor opção é afastar-se – afinal a reputação de Holder não é a melhor – mas mesmo assim por algum motivo que ela desconhece sente-se atraída por esta figura. Holder também têm as suas cicatrizes emocionais e um passado que tema em assombra-lo. 

A partir deste momento vemos as duas personagens a lidarem com a descoberta do amor. Mas enganem-se quem pense que este livro é apenas marcado pela história romântica da Sky e Holder. A história entre Ski e Holder é uma história marcada por acontecimentos sombrios e que ambos estão mais ligados daquilo que inicialmente pensavam.

Se inicialmente dei-me por mim a rir perante determinados comentários de Sky ao longo do livro a drama da história adensa-se levedando o leitor a conhecer determinadas revelações surpreendentes.

Um livro que fala sobre a descoberta do amor, amizade, segredos, culpa e redenção. 
  

quarta-feira, 25 de março de 2015

Opinião



Opinião:

O livro apresenta a perspectiva que o protagonista João têm sobre o seu grande amor Teresa. Este amor é um amor avassalador, um amor que não diminui com o passar do tempo, é um amor cruel, um amor livre, um amor vivido.

Relativamente ao livro em si na minha opinião lê-se bem embora talvez não seja do agrado de todos. Gostei da frontalidade e sarcasmo do autor ao expor um lado mais sombrio do amor. Por vezes achei um livro um pouco repetitivo e um tanto ou quanto exagerado – mas talvez fosse essa a ideia do autor: de mostrar um outro lado do amor.

Este livro traz uma outra abordagem do amor. Afinal o amor nem sempre é tão linear... por vezes o amor é lindo, fantástico e outras vezes simplesmente é fodido.  

terça-feira, 10 de março de 2015

[Opinião] Se eu ficar

O livro conta a história de Mia uma jovem apaixonada pela música mas sobretudo pelo violoncelo. Mia e a sua família sofrem um acidente de carro e em resultado desse acidente Mia entra em coma. Este livro tem a particularidade de apresentar a perspectiva da personagem - Mia - como se esta assistisse em primeiro lugar na fila de cinema os últimos acontecimentos da sua vida: o acidento, a viagem até ao hospital, as cirurgias e a sua estadia  no hospital. Mesmo estando em coma é como se o seu espírito (como queiram chamar) vagueasse pelo hospital.


"Eu não sei exatamente o que aconteceu comigo, e pela primeira vez hoje, eu não me importo. Eu não deveria ter que me importar. Eu não deveria ter que trabalhar tanto. Eu percebo agora que morrer é fácil. Viver é difícil."
  

Através de flashbacks podemos conhecer melhor a história de Mia e da sua família. É através dos relatos de Mia que conhecemos a sua família, a sua melhor amiga e claro o seu relacionamento com o namorado Adam. 

Depois - no presente - é que temos verdadeira noção da gravidade da situação. É neste ponto que Mia relata os sucessivos acontecimentos que acontecem no hospital enquanto o seu corpo permanece deitado numa cama do hospital.

"A vida é uma grande, uma gigantesca confusão. Mas essa é também a beleza dela."


Este livro lê-se muito bem. Têm uma escrita fluída e relativamente poucas páginas sendo até possível ler o livro numa questão de horas. O final deixa-nos na expectativa de “ e agora ?” mas é de lembrar que existe a continuação desta história. Além disso a autora fez questão de incluir no livro um capítulo do próximo livro. No geral gostei e recomendo e claro que pretendo ler a continuação. 




"Às vezes você faz escolhas na vida e outras, as escolhas vêm até você."

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Divergente - Opinião





Sinopse
“ Na Chicago distópica de Beatrice Prior, a sociedade está dividida em cinco fações, cada uma delas destinada a cultivar uma virtude específica: Cândidos (a sinceridade), Abnegados (o altruísmo), Intrépidos (a coragem), Cordiais (a amizade) e Eruditos (a inteligência). Numa cerimónia anual, todos os jovens de 16 anos devem decidir a fação a que irão pertencer para o resto das suas vidas. Para Beatrice, a escolha é entre ficar com a sua família... e ser quem realmente é. A sua decisão irá surpreender todos, inclusive a própria jovem.

Durante o competitivo processo de iniciação que se segue, Beatrice decide mudar o nome para Tris e procura descobrir quem são os seus verdadeiros amigos, ao mesmo tempo que se enamora por um rapaz misterioso, que umas vezes a fascina e outras a enfurece. No entanto, Tris também tem um segredo, que nunca contou a ninguém porque poderia colocar a sua vida em perigo. Quando descobre um conflito que ameaça devastar a aparentemente perfeita sociedade em que vive, percebe que o seu segredo pode ser a chave para salvar aqueles que ama... ou acabar por destruí-la.”






Minha opinião: [sem spoiler]

Desde o sucesso de Jogos Ferozes (saudades) que não lia uma saga em que a personagem principal fosse tão corajosa. Beatrice – ou neste caso Tris – é uma jovem de 16 anos que vê-se obrigada a escolher o seu destino. Deve Beatrice escolher aquilo que a sociedade e a família esperam dela ou ser verdadeiramente quem ela é? Neste ponto identifico-me com a personagem. Quantas vezes não somos obrigados a tomar decisões que mudarão para sempre a nossa vida? Nem sempre é fácil tomar essas decisões mas Beatrice escolheu seguir o seu coração sem temer qualquer represália. Depois de deixar a sua família um novo mundo espera por ela. É um lugar desconhecido onde Beatrice vê-se obrigada a descobrir quem (verdadeiramente) ela é e quem são os seus amigos e inimigos. Beatrice enfrenta vários desafios que colocam a sua vida – e a vida de quem ama - em perigo. 


 

Template by BloggerCandy.com | Header Image by Freepik