Mostrar mensagens com a etiqueta Opinião. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Opinião. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 28 de julho de 2015

O Teorema de Katherine

Este foi o primeiro livro que li John Green. Na altura saiu o filme " A Culpa é das Estrelas " (que acabei por assistir no cinema) e todo o mundo falava desse livro/filme. Decidi por isso fugir um pouco da moda que existe em torno de certos livros e comecei por ler este livro em primeiro lugar. A capa e a sinopse chamaram-me a atenção, numa alusão entre a matemática e o amor. 


Opinião[ bastante atrasada] :

Colin é uma rapaz de 17 anos que têm um QI acima da média e que desde sempre se apaixonou por raparigas com o nome Katherine. De todas as 19 vezes em que se apaixonou, sempre foi deixado pelas suas ex. No seu último desgosto amoroso que deixou-o destroçado, o seu amigo Hassen tem a ideia de levá-lo numa viagem. A princípio Colin encontra-se relutante com a ideia mas ambos acabam por embarcar numa nova aventura rumo ao desconhecido. 

É no decorre da viagem  que ambos conhecem Lindsey. Ela é filha de Hollis - a dona de uma fábrica local- que oferece-lhes a estadia em sua casa, em troca de um emprego: entrevistarem diversos moradores da cidade local. A partir daqui, Lindsey, Colin e Hassen começam a travar uma nova amizade. Colin ao longo do livro faz uma revisão da sua vida amorosa tentando encontrar explicações para os seus desgostos amorosos. Decide então criar um teorema que permita explicar o sucesso/insucesso das relações amorosas.

Um dos problemas que encontro enquanto leitora é por vezes a dificuldade de não conseguir-me identificar com a personagem principal. Quando não se consegue simpatizar com a personagem principal, a leitura do livro torna-se por vezes numa tarefa árdua.
Colin é aquela personagem que inicialmente pareceu-me interessante. Embora a sua particularidade de apenas se apaixonar por raparigas com o mesmo nome seja a meu ver um aspecto um tanto ou quanto ridículo, não deixa de ao mesmo tempo ser uma particularidade interessante que aumenta a curiosidade por parte do leitor.

O pior é quando começamos a entrar na leitura em si e começamos a conhecer melhor o Colin. Colin é aquela personagem a meu ver um pouco irritante e bastante aborrecida.  Eu tento perceber que a personagem é um adolescente de 17 anos e que tem algumas atitudes típicas para a idade mas havia necessidade de criar uma personagem cujo a única ação central é lamentar-se ao longo de todo o livro?

- Colin lamenta-se porque foi deixado pelas suas namoradas;
- Colin lamenta-se porque embora tenha a noção que têm uma inteligência acima da média nunca alcançou nenhum grande feito;

 A personagem tem uma noção bem dramática sobre si mesmo e a sua vida ao longo do texto (talvez por ser um adolescente). Felizmente o seu melhor amigo, Hassan, consegue ser bem mais interessante trazendo momentos de humor no decorrer da leitura. Apesar destes aspectos, a história pretende também exaltar valores como a amizade. Não quero com isto dizer que não gostei da história mas estava à espera de muito mais. Talvez não seja à toa que este livro seja considerado o pior do autor pelos fãs.

quarta-feira, 1 de julho de 2015

Opinião




Opinião

Delírio e Fogo correspondem ao 2º e 3º livro da trilogia “Sem fôlego” de Maya Banks. Esta trilogia aborda as relações entre o grupo de amigos e sócios Gabe, Jace e Ash mas também as suas conquistas amorosas. É uma trilogia com um carisma mais romântico-erótico. Ambos os amigos são apresentados como eternos solteirões, os típicos homens ricos, poderosos e lindos de morrer - algo que é característico neste género literário. 

Em Delirio a ação centra-se em outra personagem: Jace. Jace e Ash são amigos de longa data e ambos tem a particularidade de gostarem de partilhar as mesmas mulheres até que um dia Jace conhece Bethany e está decidido a ser o único homem da vida dela mesmo que isso venha a custar alguns problemas e até mesmo a amizade de Ash. Neste livro podemos conhecer em pormenor a vida de Jace. Os seus fantasmas e as dificuldades que ele passou em criar a sua irmã sozinho, após a morte dos seus pais. Além disso tomamos um primeiro contato com situações mais difíceis de lidar como a pobreza, droga. 

No último livro, Fogo, é a vez de conhecermos a história de Ash. Ash é o único do seu grupo de amigos que ainda continua solteiro e está habituado a ter a mulher que quer, até que conhece a atraente Josie mas esta parece ser a única mulher que é imune aos seus encantos… Neste livro a autora aborda (muito subtilmente) a violência física contra as mulheres.

Gostava de dar uma opinião mais aprofundada destes livros mas sinceramente sinto que não há muito para explorar sobre estes livros. Como disse, é uma trilogia com um teor mais erótico e sem querer tirar o mérito da obra e da autora, parece-me que por vezes neste género literário é um pouco mais do mesmo. Pontos extra para a autora que tentou abordar determinados assuntos que são complexos, dando um conteúdo um pouco mais dramático nos seus livros.

Gostei do fato da autora ter dedicado cada livro apenas a uma personagem principal. Assim, cada livro corresponde apenas a uma história o que permitiu que ao longo da trilogia pudéssemos acompanhar por um lado o que estava a acontecer com o restante grupo e por outro conhecer melhor cada personagem. Mesmo assim, penso que a autora podia ter dado um final aos livros que fosse menos cliché… eu sei que por “norma” as histórias tendem a acabar com um final feliz mas havia necessidade de o final ser completamente identifico (!!!) em todos os detalhes nos três livros? 

No geral é uma trilogia - que dentro do género - , posso dizer que gostei (não adorei) e que cumpriu com o seu dever: o de entreter.

segunda-feira, 27 de abril de 2015

Obsessão - Opinião

Obsessão é o primeiro livro da trilogia Breathless de Maya Banks. 


Opinião:

Gabe é um homem de sucesso que juntamente com os seus melhores amigos – Jace e Ash - conseguiram criar uma vasta rede de negócios sendo empresários de sucesso. Gabe sente algumas dificuldades em lidar com alguma feridas do seu passado: o fim do casamento dos seus pais e o facto de o seu casamento ter fracassado. Por esses motivos, Gabe afasta-se de manter relacionamentos douradores e emocionais com alguém. 

Mas Gabe esconde um segredo que nem sequer partilha com os seus amigos: sente-se atraído por Mia – a irmã mais nova do seu melhor amigo Jace. Não conseguindo lidar com a inevitável atracão do fruto proibido, Gabe convida Mia para trabalhar na sua empresa (que também é empresa do seu irmão) para ser a sua assistente pessoal. Gabe e Mia iniciam um tórrido relacionamento que é mantido em segredo enquanto lidam com diversas adversidades que vão surgindo.

Ao ler este livro é possível encontrar algumas semelhanças com “ As 50 Sombras de Grey” . Um homem de sucesso, controlador e dominador, a existência de um contrato realizado entre ambos e várias passagens de sexo tórrido. Na minha opinião este livro consegue (felizmente) ser melhor que "As 50 Sombras de Grey". A escrita é uma escrita fluída (e bem escrita) que consegue prender-nos ao enredo. Gabe embora seja alguém que gosta de exercer o seu domínio também permite que Mia tenha a sua vida. Mia (felizmente) é uma personagem adulta, segura de si e confiante (e que nada lembra Anastacia). Há também varias outras personagens que interagem e tornam o enredo interessante. A história é narrada na primeira pessoa por Gabe mas também por Mia o que permite que o leitor tenha a perspectiva de ambas as personagens face ao desenvolvimento da história.

Embora tenha achado o final um pouco cliché no geral gostei desta leitura. Não é obviamente um clássico de literatura mas consegue cumprir o seu objetivo : o de entreter. É por isso um romance sexy e provocador.

terça-feira, 21 de abril de 2015

O segredo de Emma Corrigan - Opinião

"O Segredo de Emma Corrigan" é um livro leve que é capaz de arrancar diversos risos ao longo da leitura. 

O livro é narrado na primeira pessoa pela protagonista Emma Corrigan. 

Emma à primeira vista têm uma vida perfeita: um trabalho estável e um namorado apaixonado. Emma trabalha numa empresa ligada a produtos desportivos e bebidas energéticas, trabalhando na secção de Marketing. Um dia numa viagem de avião cheio de turbulências, ela pensa que vai morrer e naquele momento de grande aflição e stress, Emma acaba por contar todos os seus segredos a um homem que está sentado ao seu lado.

Após chegar ao aeroporto, sã e salva Emma fica aliviada porque nunca mais irá encontrar o desconhecido que ouviu tudo sobre a sua vida. Até que descobre que esse desconhecido nada mais é que Jack Harper – o fundador e presidente da Corporação Panther – que visita o escritório onde Emma trabalha.

 Emma terá a partir de agora que lidar com um homem que sabe os seus maiores segredos, enquanto tenta descobrir o que verdadeiramente quer para a sua vida. O livro para além de ser um romance aborda várias questões pertinentes: os dilemas familiares, a  inveja que costuma existir no trabalho, amizade e a esperança que devemos ter para conseguir concretizar  os nossos sonhos/objetivos.

É um livro leve e divertido que consegui-me arrancar por diversas vezes vários risos perante as situações que a personagem Emma se mete. Li o livro até de madrugada e sem dúvida que pretendo ler outros livros da mesma autora.


" Ela tem alguns segredinhos guardados a sete chaves...

1- Perdi a minha virgindade com Danny Nussbaum no quarto de hóspedes enquanto a minha mãe e o meu pai assistiam Ben-Hur;
2- Eu peso 61 quilos e não 51 como o meu namorado pensa;
3- Sempre achei o meu namorado parecido com o Ken... sim, o namorado da Barbie;
4- Quando a minha colega Artemis realmente me chateia ou molho a planta dela com sumo de laranja;
5- Ih!!.. Sou sempre eu a responsável pela impressora não funcionar;
6- O pessoal da informática não presta para nada;
7- O fio-dental incomoda-me sempre;
8- Já menti muito no meu currículo;
9- Não faço ideia do que significa a sigla Otan. Nem mesmo do que se trata. "

sábado, 18 de abril de 2015

Um caso perdido - Opinião

Este foi o primeiro livro que li da autora Colleen Hoover e confesso que inicialmente não sabia muito bem o que esperar desta leitura temendo que fosse um tanto ou quanto juvenil para o meu gosto.



Opinião:

A história é contada na primeira pessoa pela protagonista Sky. Desde as primeiras páginas é impossível não gostar de Sky e do seu humor sarcástico sobretudo quando lida com a opinião de terceiros. O que Sky ensina-nos? Que a melhor maneira de levar a vida é a rir e não ligar para comentários malvados em que nada acrescentam a nossa vida para melhor. 

Todavia nem tudo é perfeito e Sky mostra que têm grandes dificuldades em relacionar-se emocionalmente com rapazes confessando que desconhece o que é o amor e que nunca se apaixonou verdadeiramente. No inicio também somos apresentados à sua mãe adotiva Karen– uma vegana que odeia tecnologias – e que desde cedo privou Sky do uso de telemóvel, internet etc. 

Tudo muda quando Sky conhece Dean Holder. Sky sabe que a melhor opção é afastar-se – afinal a reputação de Holder não é a melhor – mas mesmo assim por algum motivo que ela desconhece sente-se atraída por esta figura. Holder também têm as suas cicatrizes emocionais e um passado que tema em assombra-lo. 

A partir deste momento vemos as duas personagens a lidarem com a descoberta do amor. Mas enganem-se quem pense que este livro é apenas marcado pela história romântica da Sky e Holder. A história entre Ski e Holder é uma história marcada por acontecimentos sombrios e que ambos estão mais ligados daquilo que inicialmente pensavam.

Se inicialmente dei-me por mim a rir perante determinados comentários de Sky ao longo do livro a drama da história adensa-se levedando o leitor a conhecer determinadas revelações surpreendentes.

Um livro que fala sobre a descoberta do amor, amizade, segredos, culpa e redenção. 
  

quarta-feira, 25 de março de 2015

Opinião



Opinião:

O livro apresenta a perspectiva que o protagonista João têm sobre o seu grande amor Teresa. Este amor é um amor avassalador, um amor que não diminui com o passar do tempo, é um amor cruel, um amor livre, um amor vivido.

Relativamente ao livro em si na minha opinião lê-se bem embora talvez não seja do agrado de todos. Gostei da frontalidade e sarcasmo do autor ao expor um lado mais sombrio do amor. Por vezes achei um livro um pouco repetitivo e um tanto ou quanto exagerado – mas talvez fosse essa a ideia do autor: de mostrar um outro lado do amor.

Este livro traz uma outra abordagem do amor. Afinal o amor nem sempre é tão linear... por vezes o amor é lindo, fantástico e outras vezes simplesmente é fodido.  

terça-feira, 10 de março de 2015

[Opinião] Se eu ficar

O livro conta a história de Mia uma jovem apaixonada pela música mas sobretudo pelo violoncelo. Mia e a sua família sofrem um acidente de carro e em resultado desse acidente Mia entra em coma. Este livro tem a particularidade de apresentar a perspectiva da personagem - Mia - como se esta assistisse em primeiro lugar na fila de cinema os últimos acontecimentos da sua vida: o acidento, a viagem até ao hospital, as cirurgias e a sua estadia  no hospital. Mesmo estando em coma é como se o seu espírito (como queiram chamar) vagueasse pelo hospital.


"Eu não sei exatamente o que aconteceu comigo, e pela primeira vez hoje, eu não me importo. Eu não deveria ter que me importar. Eu não deveria ter que trabalhar tanto. Eu percebo agora que morrer é fácil. Viver é difícil."
  

Através de flashbacks podemos conhecer melhor a história de Mia e da sua família. É através dos relatos de Mia que conhecemos a sua família, a sua melhor amiga e claro o seu relacionamento com o namorado Adam. 

Depois - no presente - é que temos verdadeira noção da gravidade da situação. É neste ponto que Mia relata os sucessivos acontecimentos que acontecem no hospital enquanto o seu corpo permanece deitado numa cama do hospital.

"A vida é uma grande, uma gigantesca confusão. Mas essa é também a beleza dela."


Este livro lê-se muito bem. Têm uma escrita fluída e relativamente poucas páginas sendo até possível ler o livro numa questão de horas. O final deixa-nos na expectativa de “ e agora ?” mas é de lembrar que existe a continuação desta história. Além disso a autora fez questão de incluir no livro um capítulo do próximo livro. No geral gostei e recomendo e claro que pretendo ler a continuação. 




"Às vezes você faz escolhas na vida e outras, as escolhas vêm até você."

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Divergente - Opinião





Sinopse
“ Na Chicago distópica de Beatrice Prior, a sociedade está dividida em cinco fações, cada uma delas destinada a cultivar uma virtude específica: Cândidos (a sinceridade), Abnegados (o altruísmo), Intrépidos (a coragem), Cordiais (a amizade) e Eruditos (a inteligência). Numa cerimónia anual, todos os jovens de 16 anos devem decidir a fação a que irão pertencer para o resto das suas vidas. Para Beatrice, a escolha é entre ficar com a sua família... e ser quem realmente é. A sua decisão irá surpreender todos, inclusive a própria jovem.

Durante o competitivo processo de iniciação que se segue, Beatrice decide mudar o nome para Tris e procura descobrir quem são os seus verdadeiros amigos, ao mesmo tempo que se enamora por um rapaz misterioso, que umas vezes a fascina e outras a enfurece. No entanto, Tris também tem um segredo, que nunca contou a ninguém porque poderia colocar a sua vida em perigo. Quando descobre um conflito que ameaça devastar a aparentemente perfeita sociedade em que vive, percebe que o seu segredo pode ser a chave para salvar aqueles que ama... ou acabar por destruí-la.”






Minha opinião: [sem spoiler]

Desde o sucesso de Jogos Ferozes (saudades) que não lia uma saga em que a personagem principal fosse tão corajosa. Beatrice – ou neste caso Tris – é uma jovem de 16 anos que vê-se obrigada a escolher o seu destino. Deve Beatrice escolher aquilo que a sociedade e a família esperam dela ou ser verdadeiramente quem ela é? Neste ponto identifico-me com a personagem. Quantas vezes não somos obrigados a tomar decisões que mudarão para sempre a nossa vida? Nem sempre é fácil tomar essas decisões mas Beatrice escolheu seguir o seu coração sem temer qualquer represália. Depois de deixar a sua família um novo mundo espera por ela. É um lugar desconhecido onde Beatrice vê-se obrigada a descobrir quem (verdadeiramente) ela é e quem são os seus amigos e inimigos. Beatrice enfrenta vários desafios que colocam a sua vida – e a vida de quem ama - em perigo. 


 

Template by BloggerCandy.com | Header Image by Freepik