terça-feira, 28 de julho de 2015

O Teorema de Katherine

Este foi o primeiro livro que li John Green. Na altura saiu o filme " A Culpa é das Estrelas " (que acabei por assistir no cinema) e todo o mundo falava desse livro/filme. Decidi por isso fugir um pouco da moda que existe em torno de certos livros e comecei por ler este livro em primeiro lugar. A capa e a sinopse chamaram-me a atenção, numa alusão entre a matemática e o amor. 


Opinião[ bastante atrasada] :

Colin é uma rapaz de 17 anos que têm um QI acima da média e que desde sempre se apaixonou por raparigas com o nome Katherine. De todas as 19 vezes em que se apaixonou, sempre foi deixado pelas suas ex. No seu último desgosto amoroso que deixou-o destroçado, o seu amigo Hassen tem a ideia de levá-lo numa viagem. A princípio Colin encontra-se relutante com a ideia mas ambos acabam por embarcar numa nova aventura rumo ao desconhecido. 

É no decorre da viagem  que ambos conhecem Lindsey. Ela é filha de Hollis - a dona de uma fábrica local- que oferece-lhes a estadia em sua casa, em troca de um emprego: entrevistarem diversos moradores da cidade local. A partir daqui, Lindsey, Colin e Hassen começam a travar uma nova amizade. Colin ao longo do livro faz uma revisão da sua vida amorosa tentando encontrar explicações para os seus desgostos amorosos. Decide então criar um teorema que permita explicar o sucesso/insucesso das relações amorosas.

Um dos problemas que encontro enquanto leitora é por vezes a dificuldade de não conseguir-me identificar com a personagem principal. Quando não se consegue simpatizar com a personagem principal, a leitura do livro torna-se por vezes numa tarefa árdua.
Colin é aquela personagem que inicialmente pareceu-me interessante. Embora a sua particularidade de apenas se apaixonar por raparigas com o mesmo nome seja a meu ver um aspecto um tanto ou quanto ridículo, não deixa de ao mesmo tempo ser uma particularidade interessante que aumenta a curiosidade por parte do leitor.

O pior é quando começamos a entrar na leitura em si e começamos a conhecer melhor o Colin. Colin é aquela personagem a meu ver um pouco irritante e bastante aborrecida.  Eu tento perceber que a personagem é um adolescente de 17 anos e que tem algumas atitudes típicas para a idade mas havia necessidade de criar uma personagem cujo a única ação central é lamentar-se ao longo de todo o livro?

- Colin lamenta-se porque foi deixado pelas suas namoradas;
- Colin lamenta-se porque embora tenha a noção que têm uma inteligência acima da média nunca alcançou nenhum grande feito;

 A personagem tem uma noção bem dramática sobre si mesmo e a sua vida ao longo do texto (talvez por ser um adolescente). Felizmente o seu melhor amigo, Hassan, consegue ser bem mais interessante trazendo momentos de humor no decorrer da leitura. Apesar destes aspectos, a história pretende também exaltar valores como a amizade. Não quero com isto dizer que não gostei da história mas estava à espera de muito mais. Talvez não seja à toa que este livro seja considerado o pior do autor pelos fãs.

10 comentários:

  1. Olá Débora,
    Tenho este livro mas não o li precisamente pelas opiniões que leio dele não serem muito positivas, no entanto, apesar da parte adolescente que salientas na tua opinião, gostei dela. Foi a opinião que mais gostei de ler deste livro e que colocou-me o bichinho de voltar a ler este escritor. Mas antes deste livro quero muito ler Cidades de Papel.
    Beijinhos e boas leituras.

    ResponderEliminar
  2. Olá,
    Deste autor li apenas "A culpa é das estrelas" e gostei muito.
    Também queria ler este livro porque a sinopse parece interessante mas agora estou reticente.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Olá
    Deste autor só li A Culpa é das Estrelas e fiquei bastante desiludida, pois estava à espera de muito mais depois de todas as opiniões positivas. Por esta razão, e apesar de achas as sinopses dos outros livros interessantes, não tenho muita vontade de voltar a ler algo de John Green, pelo menos para já.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Eu gostei muito de A Culpa é das Estrelas por isso tenho medo de pegar nos outros do autor porque não têm feddback tão positivo.

    ResponderEliminar
  5. Thank You for such amazing information. This is one of the best sites which provide all the details of related topics.
    Examhelpline.in

    ResponderEliminar
  6. Thanks for sharing such great information. This is one of the best sites which provide all the details of relevance to topics.
    careinfo.in

    ResponderEliminar
  7. Thank you for giving us such kind of information. This is one of the best sites having all the informatics details.
    carebaba.com

    ResponderEliminar
  8. This is the one of the fantastic site for this kind of great details.
    Examhelpline.in

    ResponderEliminar

 

Template by BloggerCandy.com | Header Image by Freepik